Máquina de Pão, vale a pena?


Tenho esta máquina de pão Multipane da Britânia com 12 funções há 3 meses. 

Minha experiência com ela foi boa. Fiz vários pães que deram certo, os pãe saem bem fofinhos. Consegui fazer vários tipos de pães, cada um com sabores e texturas diferentes.

A melhor parte que eu acho é a função Timer, que permite que eu programe o horário que o pão ficará pronto. Então, quando acordo pela manhã, já sinto o cheiro do pão quentinho saído do forno.

Ainda não testei bolos nem geléias. Mas, além de pão fiz uma receita de pizza que peguei na internet e deu muito certo, a máquina substituiu todo o trabalho de sovar a massa. No final tive apenas que abrir a massa com o rolo.

Apesar de estar gostando bastante dos pães que faço com esta máquina, também tive algumas experiências não tão boas.

Na primeira vez que usei a máquina, o batedor ficou preso e achei que não iria sair, li vários depoimentos na internet, dizendo para deixar de molho na água quente, mas não funcionou. Só consegui tirar quando fiz o segundo pão e então o batedor saiu sozinho (uffa!). O problema do batedor não sair é que ele acumula massa crua, com o tempo fica com cheiro ruim e não é legal manter ele lá. A minha dica é, tire o batedor logo quando tira o pão da forma, pois ele ainda estará quente e a massa não vai grudar, então sai bem fácil.

Com relação às receitas que vem no livro junto com a máquina, nem todas deram certo, me decepcionei bastante com a máquina, pois perdi vários ingredientes e tive o desgosto de acordar e o pão estar ressecado dentro da máquina ou apresentar farinha de trigo ou solado. Isto acontece ou porque teve muito líquido ou pouco líquido na receita. 

Ainda sobre os pães, eles devem ser consumidos no mesmo dia, idealmente, em até 6h, pois depois deste tempo alguns pães (como o pão francês) fica bem duro e ressecado. Já li recomendações de guardar o pão em um pote fechado na geladeira, para durar mais, mas ainda não testei. (O pão de 450g sempre acaba na primeira hora kkkkk)

No primeiro mês testei várias receitas de pão, mas no segundo mês em diantes, que o pão já não era novidade, fiquei apenas repetindo as receitas que deram certo.

O formato do pão assado na máquina é estilo pão de forma. Mas, é possível usar a máquina apenas para sovar e deixar inchar. Depois a pessoa tira da máquina e faz o formato que desejar. Fiz isso com a receita de pão francês do livro e achei que o pão ficou ainda mais gostoso quando fiz várias poções menores.

Vou deixar uma receita de pão para vocês no blog (menu lateral), que sempre dá certo e não tem no livro de receita. Este pão é o equivalente ao pão de forma que compramos na padaria.


Pão Petrópolis
Pão de Chocolate (Receita pão francês)

Pão de Chocolate (Receita pão francês)




0 Comentários